Iniciamos o nosso mês de MARÇO mês dedicado às mulheres também é um período de atenção especial à saúde delas.
Neste mês temos como missão conscientizar sobre o cancro de mama, ovário e útero.
Prevenção, detecção precoce e cuidados com a saúde na mulher.
Em 95% dos países, o cancro da mama é a primeira ou a segunda causa de morte por cancro das mulheres”, refere o comunicado.
A OMS chama a atenção para a grande diferença na taxa de sobrevivência entre países e regiões do mesmo país, assinalando que quase 80% das mortes por cancro da mama e cervical (colo do útero) ocorrem em países de rendimento médio-baixo.
Segundo a organização, nos países mais ricos nove em cada 10 doentes sobrevive pelo menos cinco anos, enquanto na Índia sobrevivem seis em 10 e na África do Sul apenas quatro.
“Os países com sistemas de saúde mais fracos são menos capazes de gerir o fardo crescente do cancro da mama. Isto coloca uma enorme pressão sobre indivíduos, famílias, comunidades, sistemas de saúde e economias, por isso deve ser uma prioridade para os ministérios da saúde e governos em todos os lugares”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado no comunicado.
O responsável indicou que existem saber e ferramentas para prevenir este tumor maligno, adiantando que “a OMS apoia mais de 70 países, sobretudo de rendimento médio-baixo, para que o cancro da mama seja detetado mais cedo, diagnosticado mais rapidamente e mais bem tratado, e todos os pacientes possam ter a esperança de um futuro sem a doença”.
OMS recomenda aos países que apliquem os três níveis de promoção da saúde: deteção precoce, diagnóstico atempado e tratamento completo, para se conseguir diminuir a taxa de mortalidade em 2,5%.
Comentários
Postar um comentário